Preço dos Transportes: AM Covilhã aprova proposta para convocar diretor executivo da CIM

A Assembleia Municipal da Covilhã aprovou, por maioria, a proposta do PCP de convocar o diretor executivo da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE), para explicar a aplicação das verbas do Programa de Apoio à Redução Tarifária dos Transportes (PART), no território da CIM.

Mónica Ramôa, que apresentou a proposta, começou por recordar o percurso deste programa na CIM. “O PART apoiava em 40% a aquisição de passes normais e em 60% se o utente tivesse mais de 65 anos ou menos de 23”. Recordou ainda que em outras áreas metropolitanas e CIM’s o PART permite passes de 30 euros no concelho e de 40 nas áreas metropolitanas.


Recordou que a medida foi suspensa na área da CIM-BSE, em setembro de 2020, ficando o apoio limitado 50% do preço do passe a pessoas com carência económica comprovada pelas autarquias.

Mónica Ramôa, vincou ainda que foram públicas as declarações dos responsáveis da CIM que a medida seria reposta a 1 de janeiro de 2021, “o que não veio a verificar-se”, vinca a eleita do PCP.

“Estamos no final do ano de 2021 e mantém-se a situação insustentável e sem sentido de inexistência de apoio do PART aos jovens e aos trabalhadores”, afirmou.

Uma situação que se mantém, apesar de, recordou ainda Mónica Ramôa, a Assembleia Municipal da Covilhã e a Assembleia Intermunicipal das Beiras e Serra da Estela terem aprovado moções no sentido de repor os apoios.

Uma situação que é considerada insustentável na proposta, que termina com o pedido de convocação do diretor executivo da CIM-BSE para justificar perante os eleitos na Assembleia Municipal da Covilhã as opções do organismo nesta matéria. A proposta foi aprovada com 33 votos a favor.