GNR da Guarda presta teleassistência a 134 idosos de 9 municípios

A GNR da Guarda tem um projeto de teleassistência a pessoas vulneráveis que apoia 134 cidadãos em situação de dependência, incapacidade, solidão ou isolamento em nove concelhos da região.

Este projeto de teleassistência, denominado por ‘eGuard’, apoia cidadãos dos concelhos de Almeida, Celorico da Beira, Vila Nova de Foz Côa, Guarda, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal e Trancoso, que foram referenciados no âmbito do programa “Idosos em Segurança”.


O projeto ‘eGuard’ da GNR arrancou no final de 2019, e apoia principalmente “pessoas que normalmente vivem sozinhas e isoladas e possuem problemas de saúde ou têm dificuldades motoras”, explica.

O ‘eGuard’ é um sistema que possui a georreferenciação das pessoas assistidas e também serve de alerta.

Na Sala de Situação da GNR, na Guarda, está instalado um programa informático que monitoriza a localização de todos os aparelhos (que, por norma, são transportados ao pescoço pelos utentes) e, havendo um alerta, o utilizador carrega no botão e “estabelece logo uma comunicação”.

A monitorização das pessoas é feita em permanência e o sistema é gratuito para os utilizadores, sendo os encargos suportados pelas câmaras municipais dos respetivos concelhos.

A GNR faz “um balanço positivo” do ‘eGuard’ e sublinha que o mesmo pode ser importante para evitar o desaparecimento de idosos.