Mutualista Covilhanense cria Balcão do Migrante para “promover integração”

Está a funcionar, na Avenida de Santarém, na Covilhã, o Balcão do Migrante, criado pela Mutualista Covilhanense em parceria com o Alto Comissariado para as Migrações, com o objetivo de “promover a integração dos migrantes no concelho e na região da Cova da Beira”.

Desta forma, o Balcão do Migrante que está instalado no rés-do-chão da Casa Moura, realiza acompanhamento especializado em várias vertentes, como a “documental e a jurídica, além de realizar ações no âmbito social, cultural e de intercâmbio”, explica a Mutualista em nota de imprensa. 


Segundo a Mutualista Covilhanense, este balcão existe “não só para auxiliar os migrantes que chegam à região, como também os que pretendem partir para outro país”.

Para o presidente da direção da instituição, Nelson Silva, “o Balcão do Migrante é uma nova realidade que surge na sequência da desafiante e enriquecedora experiência que a Mutualista Covilhanense foi desenvolvendo ao longo deste último ano na área das migrações e da ajuda humanitária”.

Nelson Silva acrescentou, ainda, que, estes projetos na área das migrações “levaram inclusive a associação a criar internamente o novo Departamento de Migrações, Integração, Cidadania e Impacto Social”.

O espaço dedicado a esta nova valência dispõe também de internet, salas de convívio, atendimento especializado e reuniões e de um espaço externo para eventos.

O balcão encontra-se aberto de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30. O atendimento funciona mediante marcação prévia.

Para mais informações pode entrar em contacto através do e-mail  balcao.migrante@mutualista-covilhanense.pt ou ligar 926 470 634.

No âmbito do Dia Internacional das Migrações, que se assinala dia 18 de dezembro, no sábado, o Balcão do Migrante tem previstas várias atividades.

No sábado, dia 18, o Balcão “abre as portas” ao Moto Clube da Covilhã – Lobos da Neve, entregando kits de inverno com casacos e mantas para serem, posteriormente, distribuídos por famílias já sinalizadas.

Estão ainda previstas atividades com os jovens acolhidos na Casa Moura, para comemorar o “primeiro ano deste projeto de ajuda humanitária”. Na segunda-feira, dia 20, a equipa do Balcão do Migrante desloca-se ao Centro de Migrantes da Quinta dos Lamaçais.