Penamacor apoia operação às cataratas de utentes referenciados pelo Centro de Saúde local

Depois de um período de interrupção devido à pandemia, as operações às cataratas, no âmbito do protocolo celebrado entre o Município de Penamacor e a Fundação Álvaro de Carvalho, foram agora retomadas, informa a CMP em nota de imprensa.

Neste âmbito, dia 15 de dezembro, mais oito utentes foram operados, vinca o município, sustentando que “este é um problema que afeta um considerável número de munícipes, sobretudo idosos”, frisa que “Câmara Municipal de Penamacor, na promoção do bem-estar da população, decidiu firmar um protocolo com a Fundação Álvaro Carvalho, por via do qual os doentes do concelho com cataratas a necessitar de intervenção cirúrgica passam a poder ser operados de forma atempada e gratuita para o próprio, desde que sejam referenciados pelos médicos do Centro de Saúde de Penamacor”.


A autarquia destaca ainda que “os custos dos cuidados de saúde prestados aos doentes incluídos no programa assistencial são suportados em partes iguais pela referida Fundação e pela Câmara Municipal, que assegura ainda as deslocações pré e pós operatórias”.

“Desde o início desta parceria, já foram operadas dezenas de utentes do concelho de Penamacor”, lê-se ainda no documento.