Proteção Civil reforça meios na Serra da Estrela

A Autoridade Nacional da Proteção Civil anunciou um reforço na ordem dos 30% do efetivo na Serra da Estrela para as épocas festivas que se aproximam.

“Nesta época festiva, aumentámos cerca de 30% o efetivo para dar um maior acompanhamento” aos turistas na Serra da Estrela, adiantou o comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).


André Fernandes especificou que o reforço vai “até depois da Páscoa” e que tem “uma maior capacidade de mobilização”.

Do dispositivo constam elementos dos corpos de bombeiros da região da Serra da Estrela, dos serviços municipais das Câmaras Municipais de Seia, Gouveia, Covilhã e Manteigas, e ainda a força especial de proteção civil e a unidade especial de socorro da GNR.

Unidades que integram também elementos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e das Infraestruturas de Portugal (IP).

André Fernandes adiantou que conta “com duas bases permanentes das forças especiais da Proteção Civil que garantem este esforço dedicado à serra”, em Valezim (Seia) e Unhais da Serra (Covilhã).

O comandante distrital de operações de socorro de Castelo Branco, Francisco Peraboa, que fez a apresentação pormenorizada do dispositivo, fez também um balanço das diversas ocorrências na Serra da Estrela dos últimos anos, que “têm vindo a diminuir em número e em gravidade”.

Uma diminuição que a secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, presente na cerimónia, justificou com “a mais-valia” da interação das diversas entidades que integram o dispositivo e que fazem com que “as fardas não tenham cor” e que todos garantam que “o resultado final é o que se tem vindo a assistir”.