Excelência do mestrado em Engenharia Eletromecânica da UBI reconhecida pela Ordem

O curso de 2.ºCiclo/Mestrado em Engenharia Eletromecânica da Universidade da Beira Interior (UBI) recebeu a Marca de Qualidade EUR-ACE® (European Acredited Engineer), atribuída pela Ordem dos Engenheiros. Este selo, atribuído no âmbito dos colégios de Engenharia Eletrotécnica e Mecânica e válido por seis anos, reconhece a excelência do curso da UBI.

A chancela resultou de um processo de avaliação sobre as condições de ensino, plano curricular, conteúdos programáticos e a especialização do corpo docente. O processo de avaliação incluiu, ainda, a visita às instalações e reuniões com a direção do curso, docentes, alunos, antigos alunos, empregadores e entidades locais.


Segundo a UBI esta chancela é “o reconhecimento de um bom caminho que vai continuar a ser trilhado”, através da implementação das recomendações e atualizações científicas fundamentais para melhorar as condições de funcionamento e laboratoriais, o plano curricular e os conteúdos programáticos.

A UBI refere, ainda, que “só desta forma é possível promover a valorização acrescida dos diplomados em Engenharia Eletromecânica da UBI perante o mercado de trabalho, tanto nacional, como internacional”.

A Marca de Qualidade é um certificado concedido a cursos de Engenharia do Ensino Superior, com base nas visões e perspetivas dos estudantes, academias, empregadores, organizações profissionais e agências de credenciamento. É um processo de nível internacional que credita cursos de Engenharia através de critérios que seguem padrões europeus de reconhecida exigência.

Em Portugal, a Marca de Qualidade EUR-ACE® é atribuída pela Ordem dos Engenheiros às instituições académicas, devidamente credenciadas pela ENAEE – European Network for Accreditation of Engineering Education. Este reconhecimento facilita a mobilidade no espaço europeu, de acordo com a Diretiva 2005/36/EC, e o acesso simplificado do cartão de engenheiro europeu “ENGINEERing CARD”, promovido pela FEANI – European Federation of National Engineering Associations.