UBI: Doutoramento em Sociologia recebe acreditação máxima

O Doutoramento em Sociologia da Universidade da Beira Interior (UBI) recebeu a acreditação máxima de seis anos. A A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior considerou que a qualidade do curso de 3.º Ciclo justifica a sua continuidade pelo período máximo previsto por lei.

Tendo como base uma das áreas científicas mais antigas na instituição, o doutoramento visa “proporcionar aos alunos um conhecimento profundo e crítico das teorias e dos procedimentos metodológicos da Sociologia, criar autonomia de investigação e proporcionar uma visão integrada e interdisciplinar dos fenómenos sociais” refere a instituição.


No final da formação que integra a oferta formativa da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI, os diplomados “adquirem as competências necessárias para formular um problema de ordem sociológica e justificá-lo como objeto de estudo, escolher os percursos metodológicos adequados e aplicá-los e contextualizar a temática de estudo em termos interdisciplinares”.

Segundo a UBI, o 3.º Ciclo em Sociologia proporciona competências avançadas aos estudantes e prepara-os para uma carreira profissional ao nível do Ensino Superior universitário e politécnico, centros de investigação (pós-doutoramento), bem como ao nível de quadros superiores dos sectores público e privado. Aos doutorandos já inseridos no mercado de trabalho, permite a aquisição de competências com vista à valorização pessoal e profissional.

O curso está disponível para licenciados ou mestres em Sociologia, ou áreas afins, com diplomas obtidos em universidades portuguesas ou estrangeiras.