Duas estudantes de Arquitetura da Universidade da Beira Interior (UBI) foram premiadas numa competição de fotografia organizada por diversas entidades argentinas e espanholas. Naquela que foi a segunda edição do Concurso de Fotografía Nuestras Arquitectas, a aluna Hannah Figliolino Mendes conquistou o Primeiro Prémio e uma Menção Honrosa na categoria “Revelações” e Patrícia Duarte Ferreira a Menção Honrosa do Público.
O concurso visa reconhecer e dar destaque aos contributos desenvolvidos por arquitetas para difundir e mostrar à sociedade obras arquitetónicas de mulheres.
O registo fotográfico do Colegio Oficial de Arquitectos de Salamanca (Espanha), da autoria de Arroyopemjean Arquitectos – Carmen Martínez Arroyo, Rodrigo Pemjean valeu a Hannah Figliolino Mendes, a vitória numa das categorias do certame. A Menção Honrosa resultou da imagem captada da Casa de la India (Fundación Casa de la India), em Valladolid (Espanha). A obra é uma criação de Paloma Gil Giménez, Eduardo Lefort, Julio Bengoetxea, Alberto Bengoetxea e Victor Méndez.
Patrícia Duarte Ferreira alcançou uma Menção Honrosa do Público com a ampliação e reforma do Museo Nacional de Escultura, Valladolid (España), de Fuensanta Nieto y Enrique Sobejano.
Alem das duas alunas, a UBI esteve representada no júri internacional através da participação de Patrícia Santos Pedrosa, docente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da UBI, tendo sido a única presença nacional.
A segunda edição do Concurso de Fotografía Nuestras Arquitectas contou com perto de 300 trabalhos, de mais de 100 autores, de várias nacionalidades. Cerca de 1 por cento das imagens a concurso teve origem em Portugal. As fotografias estavam divididas por quatro secções: Pioneras, Consagradas, Revelações e Arquitectas em acção, às quais se juntaram os prémios do público.
O evento de divulgação das fotografias premiadas teve lugar a 25 de novembro.