Alunos de Engenharia Aeronáutica conquistam Concurso Pontes de Esparguete

A Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior (FE-UBI) promoveu o 20.º Concurso “Humberto Santos” de Pontes de Esparguete (CPE 2021). Nesta edição especial foi recordado e salientado o percurso desta atividade pedagógica que já faz parte da Faculdade de Engenharia da UBI.

O programa incluiu um momento de retrospetiva do evento, uma homenagem ao Eng. Humberto Santos, que esteve na génese da iniciativa na UBI, e foi feito um agradecimento a todos os professores, técnicos e alunos que auxiliaram à evolução do concurso.


“Esta prática lúdico-pedagógica, pelas suas características, levou à disseminação do evento, assim como da UBI, em instituições de ensino secundário, noutras instituições de Ensino Superior e até mesmo além-fronteiras”, refere Pedro Dinis Gaspar, presidente da Comissão Organizadora CPE 2021 e docente do Departamento de Engenharia Eletromecânica.

No plano da competição, a 20ª edição teve como vencedor, na categoria “Resistência”, Dany Cardoso, estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Aeronáutica. A ponte que levou a concurso suportou a carga de 27,44 kg.

“Apesar de ser um valor afastado do recorde de carga atingido em 2014 (167 kg), é importante salientar o empenho dos alunos no desenvolvimento do projeto da estrutura da ponte, assim como na sua execução aprimorada. Das pontes a concurso à categoria “Resistência” e “Estética”, é de sublinhar a participação de uma ponte construída por uma equipa de alunos de Academia Júnior de Ciências da UBI, que atingiu o 2º lugar (21,52 kg)”, explica Pedro Diniz Gaspar.

A categoria “Estética” teve como vencedor Nuno Quitério, também aluno de Engenharia Aeronáutica.