Centro 2020 aprova 60 milhões de apoios para projetos na região. 3,7M são para a Beira Interior

O Programa Operacional Regional Centro 2020 aprovou 60 milhões de euros para projetos de regeneração urbana, educação, capacitação, saúde, eficiência energética, património e apoio em áreas empresariais. As candidaturas aprovadas referem-se a 66 projetos, que representam uma comparticipação de fundos europeus de 53 milhões de euros. Foi também reforçado o financiamento em 37 candidaturas já anteriormente aprovadas, num montante de 7,1 milhões de euros, foi hoje anunciado pela CCDRC, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

Segundo a informação, os apoios concedidos destinam-se a investimentos em edifícios escolares, centros de saúde, monumentos classificados, formação nas autarquias e intervenção em espaço público.


Para Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), citada no documento, “no contexto de pandemia em que ainda vivemos, estas verbas, colocadas à disposição dos municípios e Comunidades Intermunicipais, são extremamente importantes para estimular o investimento público e contribuir para a retoma económica e social. Aprovámos mais recursos em áreas prioritárias, como a regeneração urbana com mais 20,6 milhões de euros, formação e capacitação com mais 4,6 milhões de euros, educação com mais 20 milhões de euros, saúde com mais 0,8 milhões de euros, eficiência energética com mais 2 milhões de euros e património cultural e natural com mais 5 milhões de euros”, vincou.

Na Beira Interior foram aprovadas 13 candidaturas no valor de 3.713.078 euros.

Idanha-a-Nova foi a autarquia com mais projetos aprovados. Segundo a informação da CCDRC, foram aprovadas 5 candidaturas, nomeadamente, “Valorização do património natural de Idanha-a-Nova -Infraestrutura de Apoio à Valorização e Visitação do Parque Icnológico de Penha Garcia” no valor de 250 mil euros; a Construção e Qualificação de Centros Escolares de Idanha-a-Nova no valor de 101.515 euros; Centro Cultural Raiano – Eficiência Energética e Promoção de Energias Renováveis no valor de 134.341 euros; Arquivo Municipal – Eficiência Energética e Promoção de Energias Renováveis no valor de 70.806 euros e Castelo e Muralhas de Monsanto no valor de 340 mil euros.

Pinhel viu 3 candidaturas aprovadas, o Centro Intermodal com Ponto de Interface entre Parque TIR e Mobilidade Pedonal no valor de 469.728 euros; Biblioteca Municipal de Pinhel 415.127 euros e Reabilitação do Parque da Trincheira II Fase 265.840 euros.

Para o Município de Almeida foram aprovadas 2 candidaturas Muralhas da Praça de Almeidas – conservação, proteção e desenvolvimento do património cultural, no valor de 850 mil euros e Eficiência Energética nas Termas da Fonte Santa de Almeida no valor de 137.624 euros.

O município de Figueira de Castelo Rodrigo viu também 2 candidaturas aprovas. Eficiência Energética no Sistema de Iluminação Cénica do Castelo e da Ponte de Barca D´Alva no valor de 241.443 e Capacitação dos Centros de Ciência Viva da Região Centro no valor de 154.938 euros.

Para o Município de Mação foi aprovada uma candidatura, para Eficiência Energética nos Edifícios Públicos – Piscina Municipal de Mação no valor de 279.716 euros.