João Castro Gomes colabora como Perito Estrangeiro em universidade chinesa

João Castro Gomes, docente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura (DECA), da UBI, vai cooperar, como Perito Estrangeiro, com a Universidade Politécnica de Henan, na China. O convite surgiu no âmbito do “Plano de Recrutamento de Peritos Estrangeiros de Alto Nível” (High-end Foreign Experts Recruitment Plan), uma iniciativa do Governo Chinês, informa a UBI em nota de imprensa.

O Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior (FE-UBI) estará envolvido no projeto “Using tailings and industrial solid waste to prepare alkaline activated cementitious materials”, que decorrerá durante o ano de 2022.


Segundo o docente, citado no documento, o seu trabalho, que será desenvolvido com dois docentes da universidade chinesa, “consistirá na implementação de uma agenda de investigação, inovação e formação na universidade, com impacto na região e com a participação da indústria”, explica João Castro Gomes, acrescentando que “essa agenda visa o desenvolvimento de materiais por co-utilização de resíduos de minas e industriais, com ativação alcalina, para aplicação em múltiplos setores da economia”.

A Henan Polytechnic University é uma antiga Escola de Minas de Carvão de Jiaozuo, assumindo-se como uma universidade mineira na cidade de Jiaozuo, da província de Henan. Foi criada em 1909 pelo British Syndicate Co. Ltd. e é a universidade mineira mais antiga da China. Nas áreas de engenharia, ciência dos materiais e química, a Henan Polytechnic University está no top 1% do ranking ESI (Essential Science Indicators – Web of Science Group – Clarivate).