Bloco de Esquerda: “É urgente reconhecer a carreira do sapador florestal”

A candidatura do Bloco de Esquerda pelo círculo eleitoral correspondente à Beira Baixa, reuniu-se, este sábado, com Alexandre Carvalho, sapador florestal e ativista sindical, na sede do partido na Covilhã.

A reunião teve como objetivo conhecer de perto o trabalho destes profissionais e as suas preocupações. 

“Estes profissionais trabalham com contratos precários e na sua maioria estão a chegar ao seu termo”, sendo que Alexandre Carvalho alertou para a “passividade das autarquias que ainda não garantiram a manutenção destes profissionais, abrindo concursos a tempo indeterminado e assim mantendo estes postos de trabalho fundamentais para toda a região”, revela o Bloco, em nota de imprensa. 


Explica que um dos exemplos da precariedade laboral é a situação da Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), “que deixou terminar os contratos a termo certo no dia 15 de janeiro, não abrindo concurso para admissão a vínculos por tempo indeterminado e ainda agendado esquemas com o apoio de 15 municípios para que os trabalhadores passem a recibos verdes”. “Ações encobertas que visam o propósito de extinguir estes postos de trabalho responsabilizando assim os trabalhadores pela falta de coragem dos municípios afetos à CIMBSE”, realça o partido. 

No documento, aponta como uma das grandes falhas existente nesta área, a falta da carreira e estatuto profissional de sapador florestal, que regule todo o setor. “A criação de uma carreira profissional é urgente porque existem trabalhadores a ganhar diferentes salários, mas prestam os mesmos serviços nas mesmas funções”, vinca o Bloco de Esquerda.