deputados castelo branco

Legislativas: “Melhor era impossível” diz Ana Abrunhosa. IL e Chega também festejam

O mapa nacional ficou completamente pintado a rosa, com a vitória do Partido Socialista em todos os círculos eleitorais. No de Castelo Branco, Ana Abrunhosa não só venceu como manteve os 3 mandatos, tendo sido eleitos também João Paulo Catarino e Nuno Fazenda. O PSD elegeu Cláudia André.

Na Guarda o PS teve também uma vitória “expressiva”. Elegeu 2 deputados, Ana Mendes Godinho e António Monteirinho, enquanto o PSD elegeu Gustavo Duarte.


Em declarações durante a emissão “especial eleições” na Rádio Clube da Covilhã, os cabeça-de-listas do Chega, Iniciativa Liberal e PS celebraram o que consideraram “bons resultados”, enquanto CDU, CDS, BE e PSD afirmaram que ficaram “aquém das expectativas” a nível local e regional.

Inês Moreira, candidata do CDS considera que o seu resultado se deve à “bipolarização que existe na região”, com o PS e PSD historicamente a dividirem os votos, ainda assim afirma-se “desiludida” com o resultado que obteve, afirmando que esperava “mais votos”.

Recordar que o CDS a nível nacional acabou por não eleger nenhum deputado, ficando sem representação parlamentar pela primeira vez na sua história, e Francisco Rodrigues dos Santos pediu a demissão de presidente do partido.

Jorge Fael, candidato da CDU, considerou o resultado “pesado”, apontando o dedo à mensagem “do voto útil” que leva à “bipolarização” dos votos no PS e PSD e ao facto “de o PS fazer passar a mensagem” que “as conquistas e avanços dos últimos anos são obra do governo, quando muitas delas foram por iniciativa da CDU”, essa mensagem “fez mossa e o resultado pesado vai dificultar a nossa luta”, disse.

Uma posição que também Cristina Guedes, do Bloco de Esquerda defendeu. Afirmando ainda que “os resultados ficaram aquém do esperado”, vinca que “a jogada política do PS, que levou o país para eleições, recordando a afirmação de que “os partidos políticos à esquerda não aceitaram condições, quando existiam só imposições resultou muito bem” e o PS conseguiu vencer, disse.

Embora sem eleger, Chega e Iniciativa Liberal fizeram a festa na noite eleitoral de ontem. Diogo Oliveira (IL) disse à RCC “que a questão do voto útil tirou alguns votos” à sua candidatura”, mas ainda assim mostrou-se satisfeito.

Também João Ribeiro, do Chega, se mostrou “satisfeito”, afirmando que o partido, na região e a nível nacional, conseguiu os seus objetivos o que “prova que a mensagem está a passar e a chegar às pessoas”. Afirma ainda que com esta votação “as gentes do interior mostram que estão fartas do bloco central que só tem empobrecido o país”.

Já o PSD, manteve a deputada que já tinha sido eleita em 2019, Cláudia André, que afirmou que “não poderia estar satisfeita, porque este não é o resultado que ambicionávamos”. Não atira responsabilidades para a polémica que envolveu a lista, afirmando que a votação na região, tal como acontece normalmente “acompanha os resultados nacionais” e na região o “PSD tem dificuldade em se impor”.

Ana Abrunhosa mostrou-se satisfeita com os resultados “a nível local e nacional”, afirmando que esta vitória “é importante para o interior” e vincando que o manifesto entregue a António Costa com as reivindicações para o interior “é a base para um bom trabalho”.

Destaca que conseguiu reforçar a votação de 2019, considerando que “é a vitória da política de proximidade, da coesão e da união”, concluindo que este era o seu objetivo e “melhor seria impossível”, prometendo continuar “neste caminho de política séria que responda às necessidades das pessoas”.

Vítor Pereira, líder da distrital do PS, destacou a “altíssima qualidade” dos candidatos do PS e o “programa claro e objetivo do partido”, como principais razões para a vitória expressiva no círculo eleitoral.

Quanto a resultados na Beira Interior, o PS venceu em 21 concelhos, nomeadamente, Almeida, Belmonte, Castelo Branco, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Guarda, Idanha-a-Nova, Mação, Manteigas, Pampilhosa da Serra, Penamacor, Proença-a-Nova, Sabugal, Seia, Sertã, Trancoso e Vila Velha de Ródão, conseguindo um total de 81.373 votos (46,47%).

O PSD venceu em 5, Aguiar da Beira, Mêda, Oleiros, Pinhel e Vila de Rei, com 52.732 votos (30,11%)

O Chega obteve 14.288 votos (8,16%), o BE 6.486 (3,74%), a CDU 4.177 (2,42%), a IL 3.934 (2,27%) e o CDS 3.242 (1,86%).

A nível nacional o PS venceu com maioria absoluta.