UBI desenvolve um dos maiores estudos sobre crowdfunding em Portugal

A Universidade da Beira Interior (UBI) está a desenvolver “um dos maiores estudos sobre crowdfunding em Portugal”, no âmbito do projeto de investigação “The role of microcredit in promoting financial and social inclusion”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), anuncia a universidade.

Em nota de imprensa explica que o trabalho é coordenado por Ana Paula Matias Gama, do Departamento de Gestão Economia da UBI, e por Mário Augusto, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, entidade parceira.


O projeto destina-se a analisar o impacto do crowdlending no tecido empresarial português e ajudar a compreender o papel e o potencial de instrumentos como a  RAIZE – Plataforma de Crowdfunding Portuguesa, SA e outras plataformas, enquanto gateways de financiamento em Portugal.

Com a RAIZE foi assinado recentemente um protocolo enquadrado no estudo. “A parceria estabelecida visa estudar o impacto do crowdfunding, enquanto nova fonte de financiamento, tanto para as empresas que recorrem a este instrumento para se financiar, bem como para os investidores que veem neste instrumento uma nova oportunidade de investimento”, refere Ana Paula Matias Gama, citada na nota de imprensa.