UBI em projeto internacional para incentivar economia circular

A Universidade da Beira Interior (UBI), juntamente com diversos parceiros internacionais, integra um projeto dedicado à economia circular. Com a designação START CIRCULAR – Integrated entrepreneurship management model for circular economy, a investigação é financiada pelo Programa Erasmus+ – Ação KA220-HED – Cooperation Partnerships in Higher Education.

A equipa da UBI junta elementos do Departamento de Gestão e Economia (DGE) e do Departamento de Engenharia Eletromecânica (DEE). A coordenação é da responsabilidade de Arminda do Paço (DGE), e integra Eugénia Pedro (DGE), Helena Alves (DGE), Pedro Dinis Gaspar (DEE) e Sónia Neves (DGE). Este projeto teve início em dezembro de 2021 e tem a vigência de três anos.


Segundo a UBI, START CIRCULAR defende “uma abordagem mais integrada da gestão das relações universitárias com a indústria, dos serviços de apoio e do ensino para o empreendedorismo e a sustentabilidade, centrando-se na forma como os princípios da economia circular podem estar integrados”. Envolvendo universidades, PMEs e ONGs, este projeto servirá como plataforma para a partilha de práticas na formação de jovens empresários e líderes “verdes”.

Com este projeto espera-se o desenvolvimento de um modelo integrado de gestão do empreendedorismo que se baseie na economia circular, implementado em parceria por universidades e PMEs, de modo a melhorar o desenvolvimento de competências e a criação de empregos relacionados com os princípios da economia circular; a aplicação deste modelo nas instituições de ensino superior, como forma de aumentar o número de licenciados que se se preparam para se tornarem empreendedores ou futuros líderes na economia circular; a formação tanto do pessoal docente e administrativo das universidades, como do pessoal das PMEs sobre o codesenvolvimento de programas de aprendizagem integrados e relacionados com a economia circular; a criação, a ligação e a internacionalização dos Laboratórios de Sustentabilidade nas universidades parceiras, para apoiar estudantes e jovens licenciados no desenvolvimento de empresas que integram a economia circular.

Os parceiros do START CIRCULAR são a Université de Montpellier e a Green Berry Solution, de França; a Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, a Asociacion Observatorio de las Relaciones Union Europea America Latina e a Red de Economía Circular en Islas, de Espanha; a UBI e a Assec – Assistência a Empresas e Consultadoria, Lda., de Portugal; a Nova Univerza, Fakulteta Za Drzavne In Evropske Studije e a Elum D.O.O, da Eslovénia; e a Latvijas Universitate e Renteh, da Letónia.