Golfe: Belmontense Sofia Sá é a primeira mulher a conquistar título nacional

Sofia Barroso Sá, natural de Belmonte, ainda amadora e com apenas 17 anos, tornou-se ontem, domingo, na primeira mulher a vencer um torneio do Circuito da Federação Portuguesa de Golfe (FPG), ao encabeçar a classificação final que contemplou 111 atletas, 22 dos quais profissionais. A campeã nacional absoluta ganhou no Montado, num torneio em que houve duas mulheres no top-3 final.

Sofia Sá ganhou o 1.º Torneio do Circuito FPG, de 7.500 euros em prémios monetários, superando por 1 única pancada um membro do Challenge Tour, Tomás Melo Gouveia, e por 5 pancadas uma jogadora do Ladies European Tour Access Series, Leonor Guimarães Bessa.


Esses três jogadores foram os únicos a bater o Par do campo desenhado por Jorge Santana da Silva, com Sofia Sá a totalizar 138 pancadas, 6 abaixo do Par, após voltas de 69 e 69, enquanto Tomás Melo Gouveia somou 139 (71+68), -5, e Leonor Bessa contentou-se com 143 (69+74), -1. As jogadoras saíram das marcas azuis com o campo a medir 5.543 metros e os jogadores das brancas com o percurso a estender-se para 6.380 metros.

Esta prova conta com os melhores amadores e integra também, desde o ano passado, participantes profissionais. A jogadora que representa a Associação Quinta do Lago, no verão, irá para o Texas estudar economia e competir na primeira divisão feminina da NCAA.

O 2.º Torneio do Circuito FPG está marcado para os dias 2 e 3 de abril, no Oporto Golf Club, em Espinho, igualmente com 7.500 euros em prémios monetários.

Fotografia: Filipe Guerra