Jogos Olímpicos: Ricardo Brancal termina participação em 39º lugar no slalom

O covilhanense Ricardo Brancal terminou hoje, quarta-feira, a sua participação nos Jogos Olímpicos de Inverno com o 39.º lugar na prova de slalom, entre 88 participantes.

Na pista de Yanquing, o covilhanense, de 25 anos, terminou a primeira manga, mais exigente, na 46.ª posição, e melhorou o tempo na segunda descida, ficando a 22,22 segundos do novo campeão olímpico, o francês Clement Noel, que terminou as duas mangas em 1.44,09 minutos.


Depois de uma primeira manga que exigiu maior esforço físico, e que terminou “exausto, na segunda foi uma questão de acelerar em certos setores e ter mais cuidado em outros”, refere Ricardo Brancal.

Na pista Ice River, Ricardo Brancal foi o 82.º atleta a entrar na prova que 43 esquiadores não terminaram.

Recorde-se que o atleta português estreou-se nos Jogos Olímpicos, no passado domingo, em slalom gigante, conseguindo o 37º lugar, numa prova em que 40 dos 86 atletas não terminaram.

Ricardo Brancal, que antes da partida para Pequim considerava um ‘top 50’ um excelente resultado, tendo em conta o nível competitivo, e ambicionava superar o melhor lugar de Arthur Hanse, 38.º no slalom e 66.º no slalom gigante em PeyongChang2018, afirmou regressar a Portugal com resultados que não esperava, consequência da sua “dedicação” e de “uma ética de trabalho que deu frutos”.

“O 37.º lugar em gigante e o 39.º em slalom eram resultados de que eu não estava à espera. Foram boas surpresas e, na minha estreia olímpica, levo dois grandes resultados para casa e para o nosso país”, acentuou o esquiador português, em declarações à agência Lusa.

 Nos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim2022, que decorrem entre 4 e 20 de fevereiro, na China, Portugal esteve também representando no esqui alpino por Vanina Oliveira, 43.ª no slalom gigante e desclassificada no slalom, e por José Cabeça, que terminou no 88.º lugar nos 15 km estilo clássico no esqui de fundo.