Tortosendo: Homenagem a Bicampeões Europeus com olhos postos no Mundial 2024

O Auditório da Casa da Vila, no Tortosendo, recebeu ontem os Bicampeões Europeus de Futsal António Fonseca, Bruno Travassos e José Luís Mendes.

O presidente da Junta de Freguesia do Tortosendo, David Silva, fez questão de sublinhar que, mais uma vez, se “cumpria a tradição”, de receber os campeões naquele local, visto que já recebeu José Luís Mendes e António Fonseca em 2018, quando se sagraram campeões europeus, e no ano passado, como campeões do mundo.


“Acompanhei o trajeto desta vitória desde o abraço que dei ao António Fonseca antes de irem, até ao dia em que lhes disse que íamos ganhar”, vinca o presidente. “Em 2024 cá vos esperamos como bi-campeões mundiais”, atirou o autarca, continuando a afirmar que “o Tortosendo é Terra de Campeões”.

José Luís Mendes destacou os “fortes elos de ligação com o Tortosendo”, o que torna uma “honra muito grande” estar presente naquela homenagem. O professor admite que “a ficha ainda não caiu”, sublinhando que o que levou a este sucesso foram as “condições que a FPF deu”.

“Cada vez que o hino é cantado em qualquer lugar do mundo, para além de pensar em todas as minhas famílias penso no Tortosendo”, afirmou António Fonseca, vincando o “enorme orgulho” que sente por ser natural desta vila.

“Sou um privilegiado em ter vivido esta trajetória no futsal”, concluiu o enfermeiro.

Também Bruno Travassos foi homenageado nesta cerimónia, visto que, segundo David Silva, “a UBI está cada vez mais próxima do Tortosendo”. O docente da UBI refere que esta instituição é “a grande responsável pelo desenvolvimento da modalidade” e que foi ali, também, que se “apaixonou por ela”. “Se estou na seleção foi porque a UBI acreditou que o futsal podia ser a sua bandeira”, sublinhou.

A esta homenagem associou-se, também a Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB), tendo sido representada pelo Presidente da Assembleia Geral, Joaquim Matias, o Reitor da Universidade da Beira Interior, Mário Raposo, os diretores do Agrupamento de Escolas a Lã e a Neve e Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto e representantes das associações e instituições da vila.

Joaquim Matias felicitou os campeões, aproveitando para mostrar “total disponibilidade e apoio” da AFCB e, também, um “agradecimento profundo”.

“É uma honra participar nesta homenagem”, refere o dirigente, destacando o papel desta Junta de Freguesia, que está “sempre pronta para ajudar no desporto e associativismo”.