Covilhã: Startup da UBImedical recebe prémio internacional

A NeuroSoV, startup incubada na UBImedical, que se dedica ao desenvolvimento de terapias para a doença de Parkinson, ganhou o prémio do projeto internacional Bio-All, liderado pela Universidade da Beira Interior (UBI), em consórcio com a aceleradora BGI – Building Global Innovators e outros parceiros europeus.

A NeuroSoV é uma empresa spin-off da Universidade da Beira Interior, e que foi reconhecida como “tendo potencial impacto e crucial” para além da região/país, uma vez que está a desenvolver uma molécula para travar a doença de Parkinson.


A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova foi terça-feira, 15 de fevereiro, palco da entrega do prémio, no valor de 5 mil euros, que foi entregue pelo Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento (CMCD) de Idanha-a-Nova, enquanto padrinho da iniciativa, no âmbito da inovação social, ao vencedor.

A entrega do prémio contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, do reitor da UBI, Mário Raposo, do CEO da BGI, Gonçalo Amorim, da presidente do CMCD, Catarina Pereira, e das investigadoras da NeuroSoV, Dina Pereira e Ana Clara Cristóvão.

O Bio-All é um projeto inovador financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do programa Erasmus +.

A ambição do Bio-All é acelerar o conhecimento e as competências para impulsionar a inovação eficiente e os processos empreendedores no sector Biohealth (área da Saúde), fomentando a cocriação e dinâmicas colaborativas entre e com os atores relevantes do ecossistema.