UBI: Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário com acreditação máxima

O curso de 2.º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário está acreditado para os próximos seis anos, o período máximo. A decisão da A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior é “um sinal da importância e da qualidade deste curso da Universidade da Beira Interior (UBI) para a formação de Professores de Educação Física”.

“É uma decisão que reconhece a evolução do Mestrado ao longo dos últimos anos, a qual muito se deve ao empenho e dedicação de todos os seus docentes, alunos, funcionários, escolas e orientadores cooperantes, aos quais prestamos o nosso público e reconhecido agradecimento”, sublinha António Vicente, diretor do curso de 2.º Ciclo.


Segundo António Vicente, a acreditação incondicional por parte da Agência que avalia a qualidade de cursos e instituições de Ensino Superior nacional faz com a que a UBI continue “a cumprir a missão de suprir as necessidades futuras de professores, “com capacidade reforçada”.

O responsável salienta a capacidade do Mestrado, que integra a oferta formativa do Departamento de Ciências do Desporto, de “responder ao aumento da procura de candidatos que tem vindo a ter”, assegurando “que a formação de futuros professores de Educação Física que a UBI proporciona é de reconhecida qualidade”.

Na avaliação da A3ES é destacada a capacidade de evolução, bem reconhecida pelos elementos envolvidos no processo. “Estamos conscientes, como o evidenciámos, que ainda existem aspetos a melhorar no funcionamento do curso, na formação e preparação dos futuros professores. Identificámos os problemas e propusemos soluções, que foram igualmente salientadas pela A3ES, pelo que iremos continuar, com ânimo reforçado, a trabalhar para melhorar”, refere ainda António Vicente.

O Mestrado apoia-se no potencial de investigação existente na UBI e em particular no CIDESD, unidade de investigação apoiada e avaliada com a classificação de Muito Bom pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia. “Uma das melhorias mais evidentes foi no âmbito da investigação e publicação, mas há ainda que melhorar e, em especial, continuar a incidir mais na Intervenção Pedagógica e Profissional” salienta António Vicente.

O 2.º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário abrirá as candidaturas para estudantes nacionais e internacionais. Tem como requisitos de admissão dos candidatos serem detentores de um diploma de 1.º Ciclo de Ensino Superior completo nas áreas de Educação Física, Ciências do Desporto ou equiparável. São ainda admitidos alunos com licenciaturas anteriores a Bolonha, de quatro ou mais anos, casos em que podem ser concedidas algumas equivalências em função do Curriculum Vitae apresentado na matrícula. É ainda necessária a realização de prova de Português como pré-requisito de ingresso.