Lítio: Áreas aprovadas pelo Governo para prospeção incluem Ferro e Peraboa

O Governo anunciou hoje que a Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) viabilizou a pesquisa e prospeção de lítio em seis zonas. Em comunicado, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática (MAAC) adiantou que “nos seis locais viáveis é proposta uma redução de área inicial para metade”.

Analisando o mapa do documento, o concurso de prospeção abrange os concelhos da Covilhã, Fundão e Belmonte, nomeadamente as freguesias de Ferro, Peraboa, Pêro Viseu e Capinha; parcialmente, as freguesias de Caria, Alcaria, Enxames, Três Povos e a antiga freguesia de Valverde (atualmente, União de Freguesias do Fundão, Valverde, Donas, Aldeia de Joanes e Aldeia Nova do Cabo).


Na Beira Interior, inclui ainda áreas nos concelhos de Seia, Gouveia, Sabugal, Guarda, Fornos de Algodres, Pinhel, Almeida, Trancoso e Mêda.

De acordo com a AAE, “foram excluídas zonas de maior densidade urbana, funcional e demográfica, tendo ocorrido uma redução de 49% da área total”, inicialmente analisada.

Nos próximos 60 dias poderá avançar o concurso para atribuição de direitos às empresas para que avancem com os trabalhos no terreno.

Após o procedimento concursal e a prospeção (a decorrer num prazo máximo de cinco anos), poderá iniciar-se a exploração de lítio, com cada um dos projetos a ser sujeito a Avaliação de Impacto Ambiental.