Conselho Municipal do Desporto já trabalha para “fiscalizar” Plano de Desenvolvimento Desportivo

Tomaram posse ontem, dia 7, os conselheiros que constituem o Conselho Municipal do Desporto da Covilhã.

Neste Conselho têm assento os representantes de todos os agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas do concelho, personalidades que representam as diversas modalidades que se praticam e que foram escolhidos por associações do setor que vão desde a dança ao futsal, passando pelo basquetebol, andebol, natação, pentatlo moderno, atletismo, desportos de inverno, artes marciais e de combate, desportos de raquete, ginástica, jogos de mesa, desportos coletivos, patinagem, desporto adaptado e até mesmo o Desporto Escolar. Estão ainda representados a UBI, A AAUBI e o departamento de ciências do desporto.


Na primeira reunião do órgão, logo depois da tomada de posse, Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, destacou que este foi criado, também, para dar corpo a uma “governação de proximidade” e de “transparência”, com o intuito “de ouvir e incluir a opinião de todos”. Bases que estiveram, também, na constituição do Conselho Municipal da Juventude e do Conselho municipal da Educação, disse.

O autarca explica que este surge no seguimento da aprovação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo 2020/2030, recordando que “é um documento estratégico para o desenvolvimento do desporto no concelho, quer na vertente desportiva, quer infraestrutural”.

Sendo um órgão consultivo terá por missão “acompanhar, avaliar e pronunciar-se sobre a implementação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo”, vincou o autarca.

O conselho tem ainda o propósito de “estabelecer ligação entre as escolas, autarquia e as diferentes entidades desportivas”, salientou.

Vítor Pereira mostrou-se convicto que este é o caminho para “potenciar as condições de prática desportiva”, incentivar essa prática e “criar condições para que aqui nasçam e se desenvolvam futuros campeões nas mais diversas modalidades”, disse.

Aos conselheiros foi apresentado o plano já aprovado pela Câmara e Assembleia Municipal (pode fazer download do documento AQUI).

Um documento em que está cateterizado o movimento associativo e desportivo do concelho, as infraestruturas existentes, incluindo ligações viárias, e, também, as carências e as estratégias para as ultrapassar e que assenta em “três eixos”. O aumento da prática desportiva; investimento em infraestruturas, e o desporto como meio de desenvolvimento sustentável.

Os investimentos previstos até 2030 totalizam cerca de 12 milhões de euros e incluem um pavilhão multiusos e uma nova piscina coberta na cidade, bem como um conjunto de campos multidesportos, em várias freguesias, e investimentos, por exemplo, ao nível do trail e do BTT.

Cabe aos conselheiros, na próxima reunião, aprovarem a matriz de indicadores, para aferirem a sua aplicação.

Uma análise que irá permitir fazer “a fotografia desportiva do concelho” explicou José Miguel Oliveira, vereador com o pelouro do desporto, para depois trabalhar em conjunto “na definição das metas e propor ações para as atingir”, frisou.

No campo das infraestruturas o vereador destaca que este plano “é mais que um conjunto de intenções”, e tem já obras que “serão implementadas este ano”, elencando a intervenção no Pavilhão do INATEL, cujo concurso público ficou deserto e que será de novo lançado, disse.

A reabilitação da pista do Complexo Desportivo, a reabilitação do piso do campo de basquete do Jardim do Lago, a criação de dois campos de basquete 3X3 no território da União de Freguesias da Covilhã e Canhoso, a reabilitação da área desportiva no bairro dos Penedos Altos, onde existem dois campos de ténis que serão transformados em campos multidesporto, são outras intervenções.

Apoiar a UBI nas obras para a cobertura do pavilhão, a criação de um campo multidesporto na Erada e terminar o campo Multidesportivo na Zona de Lazer do Paul, são outras obras que irão avançar até final do ano.

Dizer que nesta primeira reunião do Conselho foi aprovada a proposta de Vítor Pereira de este incluir os três bicampeões da Europa e campeões do mundo de futsal, com raízes na Covilhã, nomeadamente, o fisiologista Bruno Travassos, o treinador adjunto José Luís Mendes e o enfermeiro António Fonseca.

A próxima reunião do Conselho Municipal do Desporto deve acontecer em abril.