Fernando Lucas: “Não abandono os bombeiros, troco um posto por outro”

Após mais de 40 anos ligado aos Bombeiros Voluntários da Covilhã, 20 como bombeiro, 11 como adjunto de comando e 10 como comandante, Fernando Lucas pediu para passar ao Quadro de Honra da corporação, por considerar que chegou o momento de dar lugar a gente mais jovem e capaz.

“Já tinha traçado este limite, chegar aos 40 anos, e devemos saber quando sair. Vou entregar a pasta a alguém mais jovem e com as mesmas capacidades, espero que faça melhor do que eu fiz que é bom sinal para todos, especialmente para quem de nós necessita”, disse no final da assembleia geral deste sábado em que a sua decisão foi tornada pública.


Fernando Lucas vai manter as funções, até dia 1 de maio, e durante um ano vai continuar como responsável do centro de formação e, até que a direção o entenda, irá colaborar no que for preciso, disse aos jornalistas, considerando que “pertencer ao quadro de honra é pertencer ao quadro dos bombeiros”, por isso frisa que não vai sair, mas que “vai mudar de um posto para outro”.

Considerando que “o corpo ativo fica bem entregue”, avança que a companhia já sabe da sua decisão.

Tem a certeza que sai deste capítulo da sua vida pela “porta grande”, vincando que ao longo destes anos todos nunca teve problemas com qualquer direção. Frisa, ainda, que não se arrepende de nada do que passou apenas de “ter perdido a infância da filha”, porque a vida de bombeiro “não é uma vida normal, mas a vida é assim”, diz com emoção.

Fernando Lucas deixa o cargo de comandante dos Bombeiros Voluntários da Covilhã a 1 de maio e será substituído pelo adjunto de comando Luís Marques.