UBI: Núcleo de Estudantes de Economia simula sessão das Nações Unidas sobre conflito Rússia Ucrânia

O Núcleo de Estudantes de Economia da Universidade da Beira Interior (UBIneec) organiza, no próximo dia 24 de março, a partir das 15H00, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Anf. 7.21), uma Model UN (MUN) sobre o conflito entre a Rússia e a Ucrânia como forma de assinalar o Dia Nacional do Estudante.

A MUN é uma simulação académica das Nações Unidas onde os estudantes representam os delegados de diferentes países sendo o seu principal objetivo a resolução de problemas reais do mundo e da atualidade. Nesta simulação, os estudantes têm de agir consoante as políticas e perspetivas dos países que representam e ainda seguindo um conjunto de regras de participação que entram em vigor durante a realização da MUN para haver uma boa participação de todos.


“A iniciativa pretende ser um momento de formação para os estudantes da UBI tendo por base a discussão de temas da atualidade abordados na Organização das Nações Unidas”, esclarece a nota de imprensa.

Para o UBIneec, este evento é importante pois “poderá ser o início de outra MUN em Portugal, sendo a primeira a LisboMUN Association, o que irá melhorar a reputação da comunidade portuguesa a nível internacional e quem sabe inspirar outras universidades a criar também as suas próprias MUN’s”.

O facto de esta iniciativa surgir na UBI é de realçar “pois mostra que a mesma incentiva os seus alunos a procurar a excelência e melhor formação não só nas aulas, mas também com atividades extracurriculares”, refere a estrutura estudantil.

Nesta primeira edição da MUN na Universidade da Beira Interior, o tema abordado será a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, tentando, nesse sentido, chegar-se a uma resolução que “resolverá” o conflito dependendo da performance de todos os participantes da iniciativa. A inscrição na Model UN deve ser feita junto do Núcleo de Estudantes de Economia através do endereço eletrónico ubineec@gmail.com