Fundão, Gouveia, Seia e Castro Daire promovem “Terras da Transumância”

Os municípios do Fundão, Gouveia, Seia e Castro Daire vão lançar a marca “Terras da Transumância”, que terá como base uma oferta cultural e de experiências turísticas com foco na valorização da tradição pastoril naqueles territórios.

Em nota de imprensa, os promotores da iniciativa explicam que “a deslocação sazonal de rebanhos e seus pastores entre as Serras da Estrela, Gardunha e Montemuro representa uma viagem, historicamente designada por Transumância”, na qual os rebanhos seguiam os pastores e que encerrava as canções e manifestações etnográficas.


Alcina Cerdeira, vereadora do Município do Fundão, citada no documento, aponta que “a promoção conjunta desta tradição ancestral será uma mais-valia para os territórios” e refere que o concelho do Fundão tem ainda “o objetivo de reunir o maior número de visitantes e turistas no Festival Chocalhos, alcançando as cerca de 40.000 pessoas que estiveram no festival em 2019”.

O programa cultural e identitário conta com diversas atividades e oportunidades para experiências turísticas nos quatro territórios.

No Fundão, realiza-se, no mês de setembro, o Festival dos Caminhos da Transumância – Chocalhos, uma verdadeira experiência turística pastoril.

Gouveia realiza a Romaria dos Rebanhos no mês de junho, a Bênção dos Rebanhos no mês de julho, a Transumância dos Rebanhos de Vila Nova de Tazem, no mês de agosto, e a Romaria à Nossa Senhora de Assedasse no mês de setembro.

Em Seia, a Bênção dos Rebanhos acontece em junho e no mês de julho realiza-se uma atuação do Teatro de Montemuro com a peça “Mentira a quanto Obrigas”.

Em Castro Daire, a programação tem início no mês de maio com a Transumância Sobre Rodas e nos meses de junho e agosto o ponto alto será a Recriação da Última Rota da Transumância.