“Indústria, História, Património” em debate de 6 a 8 de abril na Covilhã

O “V Encontro Indústria, História, Património” vai ter lugar de 6 a 8 de abril no Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior, na Covilhã. 

Trata-se de um fórum de discussão “aberto e pluridisciplinar”, dedicado “à apresentação de estudos no domínio da história da indústria, compreendendo a caracterização dos seus diversos setores e atividades: dos atores que a promoveram; os trabalhadores e as suas memórias e o património associado, contemplando edifícios e maquinaria, oficinas, fábricas, minas e locais de processamento e de refinação, entrepostos e armazéns, centros de produção, transmissão e utilização de energia, meios de transporte e todas as estruturas e infraestruturas; assim como os locais onde se desenvolveram atividades sociais relacionadas com a indústria, bem como a memória associada a todos estes processos”, destaca a organização.


O programa do encontro inicia-se dia 6, às 16:00 com a sessão de abertura que contará com Mário Raposo, Reitor da Universidade da Beira Interior; Vítor Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Covilhã; Susana Menezes, Diretora Regional de Cultura do Centro; Maria Fernanda Rollo, da Nova FCSH/CFE-UC, Coordenadora Indústria, História e Património; José Ricardo Carvalheiro, Vice-Coordenador do LabCom/UBI; Elisa Calado Pinheiro, Fundadora do Museu de Lanifícios da UBI e Rita Salvado, Diretora do Museu de Lanifícios da UBI.

Ainda durante esta primeira tarde do encontro terá lugar a mesa redonda “Valorização do Património Industrial”,

Nesse dia às 18:00 terá lugar a inauguração da Exposição de Fotografia “Património da Covilhã: um outro olhar”, de Manuel Ferreira Rodrigues, na Galeria de Exposições da Real Fábrica Veiga, seguindo-se uma visita orientada ao Museu de Lanifícios

No dia 7, durante a manhã, serão debatidos temas como “O “saber-fazer” como património”; “Museus, património e comunidades”.

A tarde será dedicada à apresentação de investigações, projetos e atividades em curso e entre as 15:00 e as 18h00 terá lugar a Visita pela Rota da Lã. Será feito o percurso pedestre pela Ribeira da Goldra e pelo Centro Histórico, com Rita Salvado (Museu de Lanifícios da UBI), visita ao Museu da Covilhã e visita ao New Hand Lab (antiga Fábrica de António Estrela)

No último dia terão lugar os painéis “Memória e História Oral”; “Património Industrial e Território”, “Locais, atores e testemunhos do património industrial” e “Sociedade, ética e pensamento: olhares sobre a atividade industrial”.

O encerramento dos trabalhos está agendado para as 17:45. As inscrições decorrem até dia 5 de abril, na página oficial do Museu de Lanifícios da Covilhã.