Solidariedade com a Ucrânia. Instituições da Covilhã promovem recolha de bens

Diversas instituições da Covilhã estão a unir esforços para angariar material de primeiros socorros e bens alimentares para serem entregues na Ucrânia.

A plataforma “Cidadania Ativa”, que agrega as Conferências S. Vicente Paulo, o Banco Alimentar Contra a Fome da Cova da Beira, a Refood Covilhã e as Paróquias da cidade, está a pedir que seja entregue todo o tipo de alimentação enlatada e com validade alargada; roupa de cama, almofadas e sacos cama; fraldas para bebés; medicamentos básicos como Paracetamol e Brufen; soro fisiológico e Betadine; compressas e ligaduras e máscaras, luvas de latex, álcool e água oxigenada.


A plataforma vinca que fará tudo o que “está ao seu alcance para ajudar este povo que sofre com a guerra”.

Existem diversos pontos de recolha na cidade, entre eles a Refood Covilhã (segunda-feira a partir das 20:00 e de terça a sexta-feira das 18:30 às 22:00), a Farmácia Crespo e as Associações de Estudantes das Escolas Secundárias Quinta das Palmeiras, Frei Heitor Pinto e Campos Melo.

Referir que o movimento “Cidadania Ativa” nasceu nesta fase de pandemia, para angariar bens a entregar a famílias carenciadas identificadas pelo Gabinete de Ação Social da Câmara da Covilhã.

Também a Universidade da Beira Interior (UBI) e a Associação de Estudantes da UBI (AAUBI) se encontram a promover uma recolha de bens para enviar para as populações ucranianas. As dádivas podem ser entregues nas faculdades de Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Humanas, Engenharia, Polo I, e Departamento de Ciências dos Desporto (zona de Santo António).

Podem ser entregues roupas, sapatos, cobertores, sacos de cama, colchões de campismo, escova ou pasta de dentes, sabonetes, shampos, gel de banho, produtos de higiene feminina, fraldas, papel higiénico, álcool gel e máscaras, medicamentos de venda livre ao público, conservas e enlatados, alimentos secos, arroz, massas, garrafas de água, bolachas/tostas e leite em pó de bebé.