JS Covilhã entrega moção “Direito ao Interior” ao reitor da UBI

A JS Covilhã entregou ontem, dia 17 de março, a moção de resolução política “Direito ao Interior”, aprovada por unanimidade no XIV Congresso Federativo, onde defende a criação do curso de Direito na Universidade da Beira Interior.

A moção foi entregue pessoalmente ao Reitor da Universidade da Beira Interior (UBI), Mário Raposo, que congratulou a concelhia pela sua participação ativa nesta reivindicação, e contou com a presença do deputado Miguel Costa Matos (Secretário Geral da Juventude Socialista), Rúben Matos (Secretário Geral da JS Covilhã) e Pedro Miguel Gouveia (membro do secretariado da JS Covilhã e primeiro subscritor da moção).


O documento aponta para uma “disfunção clara na distribuição das escolas de formação de direito em Portugal. Em 15 escolas, 14 são no litoral, 12 nas áreas metropolitanas do Porto e Lisboa, e mais de metade de iniciativa privada. Considerando que (…) a não inclusão do curso de direito em território interior da beira baixa, aproveitando a disponibilidade da Universidade da Beira Interior (IES de maior peso e com maior tecido humano), representa hoje falta de visão estratégica e dá um contributo forte à desigualdade entre os mais jovens (…)”, refere a JS Covilhã, em nota de imprensa.

Como próximo passo, a estrutura, juntamente com a sede federativa e nacional, aponta para a “luta pela abertura das vagas e respetiva atribuição à IES escolhida (UBI), nomeadamente em sede de AR”.

Durante o dia houve ainda tempo para ações realizadas junto das escolas secundárias da Covilhã e uma visita à Universidade da Beira Interior, guiada pelo reitor da instituição, onde foram apontadas as valências e necessidades atuais da instituição.