ENDA: Movimento associativo estudantil aprova todas as reivindicações da AAUBI

Nos dias 5 e 6 deste mês decorreu o Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA), no campus de Azurém em Guimarães, onde a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), deixou “um marco na história da Associação”, refere a mesma, em nota de imprensa.

Trata-se da primeira apresentação de moções em ENDA por parte da AAUBI desde 2018, vendo todas as suas reivindicações aprovadas por parte do Movimento Associativo Estudantil. 


Os Plenários de discussão tinham como temáticas a Ação Social e o Abandono Escolar, a Investigação no Ensino Superior, a Valorização do Ensino Superior e do Movimento Estudantil e Medidas Conjuntas, sendo que

A AAUBI apresentou moções no âmbito da Investigação no Ensino Superior (“Reflexão sobre a Investigação no Ensino Superior”), Valorização do Ensino Superior e do Movimento Estudantil (“Garantir Apoio às Infraestruturas” e “Preparatory Decision and Decision-Making Individuals: Por uma Reflexão Governamental às Composições dos Conselhos Gerais e de Gestão das Instituições de Ensino Superior Portuguesas”), e Medidas Conjuntas (Voto de Solidariedade para com a Ucrânia).

Destaque para as moções “Reflexão sobre a Investigação no Ensino Superior” e “Preparatory Decision and Decision-Making Individuals: Por uma Reflexão Governamental às Composições dos Conselhos Gerais e de Gestão das Instituições de Ensino Superior Portuguesas” que foram alvo de junção e apresentação no Plenário de Medidas Conjuntas, a primeira, em conjunto com a Federação Académica do Porto (FAP), e a segunda, com a Federações Académicas de Lisboa (FAL) e do Porto. 

Neste evento a AAUBI esteve representada por Ricardo Nora, Presidente da Direção, Bruna Romoaldo, Vice-Presidente Adjunta, Duarte Cai-Água, Vice-Presidente para a Política Externa, Joana Pereira, Secretária, e Inês Falcão, Coordenadora da Secção Pedagógica.

O ENDA é um fórum de discussão, com periodicidade ordinária trimestral, de caráter consultivo, decisório e eleitoral de todos os estudantes do Ensino Superior português, representado por Federações Académicas e Associações Académicas e de Estudantes das instituições de Ensino Superior (IES). Neste evento são abordados temas como o Abandono Escolar, a Ação Social, o Acesso ao Ensino Superior, o Financiamento das Instituições de Ensino Superior, entre outros.

O ENDA Minho 2022 consistiu num conjunto de plenários, onde marcaram presença cerca de 80 direções associativas e cerca de 300 dirigentes associativos. O próximo ENDA realizar-se-á nos dias 4 e 5 de junho de 2022, em Viseu.