Covilhã: 33 novas vítimas de violência doméstica no primeiro trimestre do ano

No primeiro trimestre deste ano, a Coolabora, no seu Gabinete de Apoio a Vitimas de Violência Doméstica, registou 33 novas vítimas, 31 mulheres e 2 homens, revela a instituição.

Na nota de imprensa em que é feito o balanço do primeiro trimestre do ano de 2022, o gabinete destaca que “manteve o acompanhamento a 94 vítimas de anos anteriores, 91 mulheres e 3 homens, tendo realizado um total de 158 atendimentos presenciais (150 mulheres e 8 homens) e de 470 atendimentos não presenciais (462 mulheres e 8 homens).


“Das 127 vítimas atendidas, a faixa etária predominante é a dos 36 aos 45 anos”, dá ainda conta o documento, vincando que em 78,7% dos casos a violência é praticada na relação de intimidade ou após o seu fim; e em 77,2% das situações associa-se a violência física e psicológica.

O Gabinete presta serviços de apoio emocional, de informação jurídica e de encaminhamento social de forma gratuita e confidencial, realizando esta tarefa em articulação constante com as 24 entidades que compõem a Rede Violência Zero, “de forma a fornecer respostas adequadas, uniformizadas e céleres às pessoas que nos procuram”, conclui.