Filme gravado em Meimão (Penamacor) no Festival de Cannes

O filme português “Restos do Vento”, que teve o apoio da Câmara Municipal de Penamacor e da Junta de Freguesia de Meimão, integra a Seleção Oficial – “Special Screenings” – Fora de Competição do Festival de Cannes, onde terá a sua estreia mundial.

O filme gravado na freguesia de Meimão tem Albano Jerónimo, Nuno Lopes, Isabel Abreu, João Pedro Vaz e Gonçalo Waddington nos papéis principais.


Trata-se de uma longa-metragem de Tiago Guedes, com argumento de Tiago Rodrigues e Tiago Guedes, produzida por Paulo Branco.

“Uma tradição pagã numa vila do interior de Portugal deixa traços dolorosos num grupo de jovens adolescentes. 25 anos depois, ao reencontrarem-se, o passado ressurge e a tragédia instala-se”, pode ler-se na sinopse.

Para o Presidente da Junta de Freguesia de Meimão, André Jacinto Silva, a gravação do filme na freguesia e posterior seleção para um dos mais importantes festivais de cinema do Mundo é importante para a freguesia e também para o concelho. “Não me recordo de nada parecido aqui no concelho e vai certamente ajudar a divulgar a freguesia e a Serra da Malcata. Vai ser visto em todo o Mundo e poderá ser importante para potenciar o turismo”, explicou.

O Festival de Cannes decorre entre 17 e 28 de maio. “Restos do Vento” é uma coprodução da Leopardo Filmes, RTP, APM Produções, Alfama Films Production, ARTE France Cinéma, com o apoio financeiro do ICA, Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema e CMTV.