Estrada do Porsim concretiza sonho das populações de São Jorge da Beira e Casegas

Foi ontem inaugurada a Estrada do Porsim, que liga as localidades de São Jorge da Beira e Casegas, no concelho da Covilhã. A cerimónia decorreu junto à Ponte da Ribeira do Porsim e marcou um momento muito ansiado, há vários anos, pelas populações destas duas freguesias e suas vizinhas.

“Concretizámos um sonho destas populações”, regozijou-se o presidente do município covilhanense, Vítor Pereira, vincando que este caminho, “reivindicado há tanto tempo”, aproxima quem ali vive “da cidade, das decisões e do poder”.


O autarca destacou que “este é o interior do interior do nosso concelho” e, por isso, “precisa de ser bem tratado”.

Acerca do dossier de acessibilidades, o presidente apontou que, “de boa fé todos reconhecem o esforço que tem sido feito entre a recuperação financeira do município e a realização das obras necessárias”.

Apontou também as “bases que estão a ser lançadas para o futuro”, nomeadamente os trabalhos em curso nas Pedras Lavradas, em direção a Sobral de São Miguel, e a requalificação do troço Sobral de São Miguel – Ourondinho, essencialmente nos pontos mais “danificados e perigosos”.

José Branco, anterior presidente da Junta de Freguesia de São Jorge da Beira, que se bateu para que esta estrada fosse possível, agradeceu o esforço da CMC nesta requalificação. “Não era a estrada que sempre ansiámos”, referiu, explicando que a “aceitámos, exatamente assim, partindo do princípio que se não aceitássemos se calhar íamos ter a estrada que havia durante outras tantas décadas”.

Por sua vez, também o atual presidente de São Jorge da Beira, Paulo Quintela, que já apanhou esta estrada em fase de conclusão, afirmou que, apesar de “ansiar a conclusão das valadas, é uma honra e privilégio ter esta estrada”.

O presidente da União de Freguesias de Casegas e Ourondo, César Craveiro, partilha a opinião de Paulo Quintela e considera que se perdeu a “oportunidade de fazer melhor”. Ainda assim, sublinha que satisfaz dois objetivos essenciais: aproximar as duas freguesias, uma da outra e da Covilhã, e fomentar a economia local daqueles territórios.

Vítor Pereira admite “compreender os desejos dos que ali vivem” e garante as questões referidas serão “melhoradas o mais rapidamente possível”.

Recorde-se que este caminho é uma via alternativa à estrada já existente que encurta a distância entre as duas localidades e, também, encurta a distância à Covilhã.

A requalificação total desta via consistiu no asfaltamento e alargamento de alguns troços numa extensão de cerca de 6km.

Esta empreitada foi uma das inauguradas ontem, no âmbito das comemorações do 48º aniversário do 25 de Abril.