Leilão de arte na Covilhã para ajudar deslocados ucranianos

A autarquia foi desafiada, por uma jovem artista covilhanense, a realizar um leilão de arte a reverter a favor instituições sociais que apoiam os mais vulneráveis do concelho. “Com a situação na Ucrânia direcionámos a ideia para ajuda aos deslocados”, explicou, em declarações à Rádio Clube da Covilhã, Regina Gouveia vereadora com o pelouro da Cultura na Câmara Municipal da Covilhã.

O leilão, denominado “Arte Solidária”, arrancou ontem e vai decorrer, online, até dia 30. As obras estão expostas na Galeria António Lopes e o catálogo digital está disponível nas várias plataformas do município.


“A verba conseguida vai ser entregue à Cruz Vermelha da Covilhã para ajudar na segunda fase de acolhimento destas famílias”, explica Regina Gouveia. Vinca que “numa primeira fase essa responsabilidade é do município, mas depois as famílias querem autonomização, ter um espaço seu, e precisam de apoio para começar e é para esse efeito que vai servir esta verba”, diz.

A leilão estão peças de 24 artistas, com um preço-base definido por cada autor, “algumas com valor simbólico de 1 euro”, especifica a autarca.

“É fundamental que a comunidade e, especialmente, o tecido empresarial corresponda à generosidade dos artistas”, refere ainda a vereadora, afirmando que este “é um desafio de e para a comunidade” mostrando a esperança que “resulte e todas as obras sejam vendidas”