Ucrânia: Novo grupo de deslocados chegou à Covilhã. Maioria são jovens universitários

Um novo grupo de cidadãos oriundos da Ucrânia chegou à Covilhã na terça-feira e foi instalado no Centro de Acolhimento do Seminário do Verbo Divino no Tortosendo.

Trata-se de um grupo de 43 elementos, na sua maioria com idades entre os 18 e os 25 anos, estudantes universitários, que irão ser integrados na UBI, avançou esta manhã Regina Gouveia, vereadora com o pelouro da ação social na Câmara da Covilhã.


A autarca explica que esse trabalho “está a ser articulado com a Universidade da Beira Interior”, avançando que alguns “são estudantes da área da medicina”. A vereadora frisa ainda que o grupo “tem elementos de várias nacionalidades”, sendo “na maioria cidadãos isolados e apenas 5 famílias”.

Regina Gouveia destaca ainda o trabalho que está a ser feito, em coordenação com o ACES Cova da Beira, no sentido de fazer os rastreios de saúde necessários.

Avança ainda que dentro de uma semana o grupo vai iniciar o estudo da língua portuguesa, sendo que está também a ser desenvolvido trabalho junto do Instituto de Emprego e Formação Profissional para agilizar estas áreas.

Regina Gouveia falava durante a reunião pública da Câmara Municipal da Covilhã e explicou que no concelho já se encontravam 40 cidadãos vindos da Ucrânia, acolhidos “por famílias e cidadãos da Covilhã”

Destaca que neste grupo “já há elementos em formação em língua portuguesa, há crianças integradas em escolas, outros já têm emprego e outros já estão em situação de autonomização em relação à habitação”.

A autarca reforça que estas situações resultam do trabalho conjunto que está a ser feito no âmbito da Missão de Acolhimento Covilhã/Ucrânia, que envolve diversas entidades que, semanalmente, reúnem por forma a definir procedimentos a adotar para um bom acolhimento destes cidadãos e sua inclusão.