Mesa da Assembleia Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela já foi eleita

O PS foi o único partido a apresentar uma lista para a Mesa da Assembleia Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE), que elegeu José Amaral Veiga (Trancoso) para presidente da Mesa, Catarina Mendes (Covilhã) para vice-presidente e Alexandre Gonçalves (Sabugal) para secretário. Como suplentes surgem Sara Vieira Almeida (Gouveia) e José António Pina (Fundão).

A eleição decorreu na manhã desta quinta-feira. A lista proposta foi eleita com 16 votos brancos e 23 favoráveis.


Recordar que a eleição esteve marcada para dia 2 de Fevereiro, na reunião que decorreu na Casa da Cultura de Mêda e que foi interrompida, antes da eleição, por falta de quórum, após os elementos do PS terem abandonado a sala, sob protesto, por não ter sido permitida a participação (à distância) de eleitos que estavam em confinamento devido à covid-19.

Foram depois levantadas questões sobre quem iria convocar a nova reunião, sendo que a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro emitiu parecer onde esclarecia que a antiguidade a que se refere este ponto do regulamento, e uma vez que todos tomam posse no mesmo ato, “se deve interpretar”, “como aqueles que tenham mais idade, sendo o presidente o mais idoso entre todos os membros da assembleia já instalados”, esclareceu a CCDR.

Tendo em conta este parecer, foi o socialista Amaral Veiga, de Trancoso, a convocar a reunião para a manhã desta quinta-feira, no edifício Paços do Concelho da Guarda, tendo como único ponto a eleição da Mesa, deliberação essa que, “tem que ser tomada por voto secreto” o que “significa que tem que ser realizada obrigatoriamente de forma presencial”, sustenta ainda a CCDRC.