Covilhã: Joaquim Matias deixa coordenação da Proteção Civil Municipal

Joaquim Matias vai deixar o cargo de Coordenador Operacional Municipal de Proteção Civil na autarquia da Covilhã, foi anunciado esta sexta-feira, por Vítor Pereira, avançando que a saída deve ocorrer dentro de um mês e meio, sensivelmente.

Recordar que, o também presidente da direção dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, desempenha esta função desde 2018, sem receber qualquer remuneração.


O anúncio foi feito por Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, no final da reunião do executivo que decorreu esta sexta-feira de manhã.

O autarca aproveitou para “agradecer a dedicação e a forma empenhada e competente com que exerceu as funções”, salientando o facto de o ter feito de forma gratuita.

Vítor Pereira explicou que se vivem “outros tempos e a Proteção Civil tem que ser cada vez mais profissionalizada e ter uma componente técnica mais aprofundada”. Frisa que “antes de ter outro comandante operacional a lei obriga a que se fixe o estatuto remuneratório” e foi isso que foi aprovado na reunião de sexta-feira.

O presidente da Câmara Municipal da Covilhã especifica que o novo Coordenador está escolhido mas por se tratar de “um pedido ao abrigo do interesse público” a outro organismo, seria “indelicado” estar a divulgar o nome sem a “devida anuência”, frisando que se trata de alguém “que conhece profundamente esta matéria, um profissional da área devidamente habilitado”, disse.