“Saudinha”: Bairro do Cabeço com espaço exterior renovado até fim de agosto

O projeto “Saudinha” da Coolabora tem em vista a melhoria da qualidade de vida dos cerca de 300 residentes no Bairro Social do Cabeço, no Tortosendo, onde se inclui a maior comunidade cigana da concelho da Covilhã.

Este projeto, ontem apresentado, em conferência de imprensa, é financiado a 100% pelo Programa Bairros Saudáveis e vai melhorar o espaço exterior do Bairro do Cabeço, até dia 31 de agosto, dotando-o com jardins, zonas de convívio, áreas de lazer e desporto.


“Nós identificamos como prioritários, os espaços de encontros, bancos, espaços de convívio, jogos infantis. A nossa proposta foi criar um parque linear que começa no bloco 1 e se estende por toda a frente do bairro fazendo um jogo de sombras, de árvores, de jardins, terminando num espaço de jogos onde já está um parque infantil. A comunidade propôs ainda um espaço de churrasqueiras e assadores”, revelou Isabella Rusconi, arquiteta de uma das parceiras deste projeto, a associação Mulheres na Arquitetura.

Ainda desta associação, Lia Antunes explicou que o projeto resulta de 2 meses em que se esteve no Bairro e desenvolveu sessões participadas com questões para crianças e adultos onde “se conseguiram identificar as necessidades deste espaço”. “Ninguém melhor do que as pessoas que aqui vivem para dizer o que o bairro precisa”, vinca.

“Promover a saúde dos residentes no Bairro Social do Cabeço, o lazer, sentido de comunidade e a sociabilidade são alguns dos objetivos deste projeto”, explicou Antónia Silvestre, da Coolabora. Será também difundida informação sobre saúde, combatendo a desinformação e facilitando uma maior consciencialização sobre medidas de saúde preventiva, através de workshops lecionados pela Associação Humanitária Beira Aproxima.

David Silva, presidente da Junta de Freguesia do Tortosendo, congratulou a iniciativa que é “motivo de esperança e bom futuro” e dá força “ao sonho de fazer nascer no Tortosendo um Centro Interpretativo de Cultura Cigana”.