JSD: Hugo Ferrinho Lopes eleito presidente da Mesa do Congresso

São 10 os elementos da Juventude Social Democrata da Beira Baixa que integraram as listas aos novos órgãos nacionais da estrutura, eleitos este fim-de-semana, no 27º Congresso Nacional, em Almada. Destaca-se Hugo Ferrinho Lopes que, depois de seis anos na Comissão Política Nacional, os últimos dois na qualidade de 1.º Vice-Presidente, foi eleito presidente da Mesa do Congresso.

Dois elementos integram a Comissão Política Nacional. João Diogo foi reconduzido como Coordenador do Gabinete de Saúde Nacional, que foi reforçado estatutariamente neste Congresso. Camila Torgal é a nova Coordenadora Nacional do Ensino Básico e Secundário, que ficará responsável pela Volta Nacional às Escolas, com regresso prometido em breve.

Duarte Matias e Joana Vaz Silva foram eleitos para o Conselho de Jurisdição Nacional. Tal acontece num contexto em que, à semelhança da Mesa do Congresso, o órgão viu os seus poderes reforçados, fruto da revisão estatutária, aprovada por larga maioria, que integrou várias propostas da Moção de Estratégia Global “Força Agregadora”, da JSD Distrital Castelo Branco.

Para o Conselho Nacional, foram eleitos José Maria Coelho, Miguel Barroso e Nelson Carvalho e como suplentes João Silveira e Cátia Chamiça. Este órgão irá, brevemente, aprovar os novos Regulamentos da JSD e eleger os representantes da JSD no Conselho Nacional do PSD.

Em comunicado, o Presidente da JSD Distrital interpreta esta “presença reforçada” nos órgãos nacionais como “uma prova da qualidade dos quadros locais e da sua força agregadora, que dão o seu contributo para melhorar as condições de vida da nossa geração e elevam aos centros de decisão as reivindicações do Interior do país”.