Belmonte: Livro de José Figueiredo “ajuda a compreender o passado”

“Belmonte – Dos Bispos de Coimbra aos Cabrais – Uma reflexão histórica (1194-1580)”, livro de José Figueiredo, chefe da equipa multidisciplinar da Câmara Municipal de Belmonte, e também provedor da Santa Casa da Misericórdia local, foi apresentado ontem, aproveitando “a época especial” que se vive no município com o assinalar de mais um aniversário sobre a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil.

O livro conta os primeiros tempos do concelho. “É a história institucional, social e económica do concelho, os seus primeiros tempos desde Centum Cellas até 1580, com a perda da independência” explicou, em declarações à Rádio Clube da Covilhã, no final da apresentação que decorreu ontem à tarde, no auditório do Museu Judaico em Belmonte.


Sendo Belmonte um concelho histórico, José Figueiredo concorda que o seu livro é “mais um tijolo” para “ajudar a construir e compreender a história. “Pelo menos foi isso que eu quis fazer, contribuir para que o passado seja compreendido”, disse.

Reforça que o livro é também, por isso, direcionado aos mais jovens. “A história não se faz só de reis e rainhas, nem é só aquela que aprendemos na escola”, defendeu. “Faz-se da participação de toda a gente, o conjunto da população é que ajudou a constituir o concelho”, vinca.

No entender do também investigador, “há muitos livros por escrever sobre Belmonte” e se os afazeres profissionais e extraprofissionais, “que são muitos”, permitirem outras obras se seguirão a esta.

Explicou à nossa reportagem que está a terminar uma investigação sobre os templos católicos e não católicos no concelho e a iniciar mais um livro sobre esta temática. “É importante conhecer esta parte da história que é muito importante e interessante. A Igreja, apesar dos seus defeitos todos, foi uma instituição que ajudou a construir e levantar este país”, deixa em jeito de resumo do que vai ser o seu próximo livro.

“Belmonte – Dos Bispos de Coimbra aos Cabrais – Uma reflexão histórica (1194-1580)” é vendido pela empresa municipal de cultura em todos os museus do concelho de Belmonte.