Borralheira: Requalificação da Fonte do Povo torna algo “abandonado” em “local com mérito”

As celebrações do 48º aniversário do 25 de Abril este ano passaram, também, pela Borralheira, anexa da União de Freguesias de Teixoso e Sarzedo, onde foi inaugurada a renovada Fonte do Povo.

Esta requalificação transformou completamente um local “abandonado” num sítio onde agora existe “mérito”, evidenciou o presidente desta União de Freguesias, António Carriço.


Esta obra foi essencialmente realizada para as gentes que ali residem e que vão poder usufruir dela. “Esta obra não é de mais ninguém sem ser do povo da Borralheira”, vincou.

O autarca destacou, ainda, as obras que a União de Freguesias tem prevista para aquele território, com conclusão até final deste ano, e que “só serão possíveis com a excelente articulação com a CMC”.

Neste aspeto, António Carriço deu destaque ao parque de fitness, também visitado nesta ocasião e que receberá novos equipamentos e, também, às obras de construção de sanitários públicos no cemitério da Borralheira que terão início em setembro.

“Todos juntos vamos tornar a Borralheira cada vez melhor”, disse o presidente, lançando o desafio.

A “sensibilidade e afetividade” por esta terra e pessoas foi destacada pelo presidente da Assembleia Municipal da Covilhã, João Casteleiro, e também por Vítor Pereira, que aproveitaram para recordar os tempos de infância ali vividos.

“Rejuvenescemos quando regressamos ao passado”, disse Vítor Pereira.

O edil explicou que, antigamente, este sítio “era o segundo com a água potável” e, principalmente, “onde convivíamos e brincávamos”.

Esta fonte apresenta, agora, um “aspeto bem diferente”, ainda que a requalificação tenha sido “sóbria” e “consentânea com o que havia”.

Alargar o acesso norte a esta freguesia é uma das prioridades apontadas pelo presidente da CMC.