União de Sindicatos: Nova direção tomou posse

Tomou posse hoje, dia 8, a nova direção da União de Sindicatos de Castelo Branco (USCB)/ CGTP-IN, eleita no 9º Congresso, realizado no dia 25 de março.

A cerimónia iniciou-se com um minuto de silêncio em honra do sindicalista e dirigente associativo Manuel Carrola que faleceu na passada quarta-feira.


Luís Garra, despediu-se da direção da USCB com um “grande abraço de solidariedade e incentivo”. “A maior satisfação que pode ter um dirigente sindical que, como eu, termina funções, é perceber que a nova direção é composta por gente jovem e de enorme qualidade, que estará à altura dos desafios”, refere.

Após a tomada de posse decorreu a primeira reunião de direção onde foi eleito, por unanimidade, Sérgio Santos como coordenador da direção.

A comissão executiva é composta por: Ana Cristina Hipólito (função pública), António Alberto Cardona (função pública), António João Mota (função pública), Cecília Maria Vilar (Têxtil), Gabriela Maria Gonçalves (SITE), Maria da Glória Fernandes (CESP), Marisa Tavares (Têxtil), Marta Amoroso (SPRC), Sérgio Santos (Têxtil) e Sílvia Ribeiro (Hotelaria).

O novo coordenador, Sérgio Santos, destacou, também, no seu discurso, a perda de Manuel Carrola.

“Hoje era mais um dia na história da USCB em que Manuel Carrola estaria presente e deixaria as suas sábias palavras aos novos dirigentes. Infelizmente, quis o destino que isso já não acontecesse” referiu o coordenador, vincando que este foi um “ser humano ímpar, dirigente sindical sério, honesto e de uma entrega sem limites a esta causa”.

Sérgio Santos sublinhou que a direção que toma posse é “equilibrada geograficamente”, uma vez que possui 11 diregentes da zona norte e 12 da zona sul, sendo que “em termos de paridade é também equilibrada” uma vez que fazem parte 10 homens e 13 mulheres, o que reforça a luta pela igualdade de género.

Surgem, ainda, 10 novos membros, que não transitam da última direção, sendo que a maior parte é eleita, agora, pela primeira vez. O coordenador destaca que se trata de uma direção jovem onde a média de idades é agora de 45 anos.

“Aos mais novos quero dizer que isto não custa nada e estamos aqui todos para nos ajudarmos uns aos outros. Aos que transitaram, dizer que vamos continuar a lutar como sempre fizemos”, afirmou.

“As questões do emprego, salários, direitos, negociação coletiva, funções sociais do estado, desenvolvimento do interior, da luta pela abolição das portagens e na luta pela reposição dos passes dos transportes estarão, como sempre estiveram, na primeira linha das nossas preocupações. No 25 de abril cá estaremos a comemorar na rua assim como no 1º de maio”, garantiu Sérgio Santos.

Nesta cerimónia esteve presente Abel Cardoso, em representação da União de Freguesias da Covilhã e Canhoso, o presidente da direção da Beira Serra, Albino Santarém, representantes da ASPP (Associação Sindical dos Profissionais da Polícia) e do Sindicato dos Funcionários Judiciais, como de vários sindicatos, e, ainda, do PCP.