UBI abre licenciatura em Filosofia

A nova Licenciatura em Filosofia oferecida pela Faculdade de Artes e Letras (FAL) da Universidade da Beira Interior (UBI) – com acreditação e aprovação sem condições pela A3ES – apresenta-se como “uma proposta inovadora no panorama nacional e até internacional”, vinca a instituição.

Uma ‘Pergunta’ filosófica encabeça a oferta formativa em cada um dos seis semestres da Licenciatura, promovendo ligação mais direta com a prática interrogativa da filosofia, e que tem a radicalidade de começar por se interrogar a si própria. Assim, o Plano de Estudos do 1.º Ciclo em Filosofia na UBI começa com a unidade curricular “Que é a Filosofia?”, seguida nos semestres subsequentes pelas Unidades Curriculares-questão (UC): “Que é o conhecimento?”, “Que é a ação?”, “Que é a técnica?”, “Que é o mundo?”, “Que é a cultura?”.


Todas estas UC-questão serão lecionadas por um corpo docente “reconhecido, plural e com longa experiência científico-pedagógica”, garante a UBI.

O Plano de Estudos da Licenciatura inclui UC nucleares de história do pensamento filosófico, complementadas com UC atentas aos sinais dos tempos, como “Filosofia Social e da Economia”, “Filosofia da Natureza e do Ambiente”, “Filosofia da Vida e do Envelhecimento”, “Filosofia e Neurociências”. Acresce, em cada ano, uma UC “Opção Livre” que pode, de facto, ser livremente escolhida de entre toda a oferta formativa da UBI. O último ano restaura a boa prática de um Seminário de Investigação que faz culminar a Licenciatura com um trabalho individual de investigação, capacitando temática e metodologicamente para a prossecução de estudos pós-graduados.

Segundo a Universidade, esta proposta formativa “não só contém elementos diferenciadores e ‘refrescantes’ face a ofertas homólogas, como também enraíza os potenciais candidatos num projeto de ensino coerente, sólido e transversal, envolvendo todos os docentes da área numa consensual identificação e articulação com a respetiva estrutura curricular”.