Violência de género: Projeto europeu de apoio a vítimas cria “manual” de ajuda

A fase de investigação do projeto europeu de apoio a vítimas de violência de género, DEEP ACTS, chegou ao fim, partindo-se agora para a fase “prática”, ou seja, apresentar o espetáculo “Máquina de Encarnar” e colocar ao dispor do público “um manual de metodologias” que aborda a educação emocional, a bio dança, a arteterapia e fototerapia para apoio a vítimas de violência de género, disse, em declarações à RCC, Sérgio Novo, da ASTA.

“Vamos dar continuidade ao projeto com as apresentações já agendadas do “Máquina de Encarnar” em Portugal, Itália e Espanha e pegar nos resultados, na metodologia que aborda a bio dança, a arteterapia e fototerapia como forma de tratamento, sensibilização e recuperação de vítimas de violência de género, mas que podem ser utilizadas em qualquer vítima”, explicou o responsável, vincando que esta é a fase “que mais desejamos que aconteça, que é por em prática tudo o que conseguimos alcançar”, disse.


Sérgio Novo explica ainda que o manual está construído de forma que possa funcionar “como método aberto” para que cada um possa adaptar os seus exercícios à realidade com que lida. Avança ainda que este pode ser complementado com a informação detalhada que está na página do projeto (www.deepacts.eu). Sérgio Novo alerta ainda que apesar de cada um poder seguir esta metodologia, de forma autónoma, “não nos podemos esquecer que atendendo à temática deve haver um suporte profissional por trás”, frisa.

O DEEP ACTS (Developing Emotional Educations Pathways and Art Centered Therapy Services Against Gender Violence), é um projeto europeu que decorreu entre 2020 e 2022 em Portugal, Itália e Espanha, sendo que o representante português é a ASTA Teatro e Outras Artes, com sede na Covilhã.

Ao longo dos dois anos decorreram reuniões, workshops, conferências, espetáculos, foram realizados vídeos, mostras e diversos eventos.

O grande objetivo foi conseguir no final fornecer a profissionais e organizações, ferramentas para utilizar a educação emocional e arteterapia no apoio a vítimas.

Para além disso foi criada, pela ASTA, a peça de teatro “Máquina de Encarnar” um espetáculo performativo que “explora o paradoxo da violência das relações entre os seres humanos”, e que pretende ser um alerta, desempenhando, também, “um papel ativo na luta contra a violência”.