Dois estudantes da Universidade da Beira da Interior (UBI) fazem parte dos selecionados para apresentar artigos científicos no Space Symposium on Educational Activities, onde “vão dar a conhecer o trabalho inovador que a UBI está a fazer no sector espacial”, revela a instituição, em nota de imprensa.
Júlio Santos e Jeremy Silva, de Engenharia Aeronáutica, são os alunos que vão marcar presença no congresso internacional agendado para Barcelona, entre os dias 27 e 29 de abril, dando a conhecer estudos realizados na Universidade, que contaram com o contributo de outros estudantes da academia.
Um dos artigos aprovados tem o título “How to Manage a Rocketry Student Project while Mitigating COVID-19” e aborda o projeto Fénix, que conta com cerca de 30 alunos da UBI e 13 da Universidade de Coimbra. Júlio Santos e Jeremy Silva são, respetivamente, líder de equipa e gestor de projeto da iniciativa que irá participar numa competição com grande visibilidade em outubro deste ano: o European Rocketry Challenge (EuRoC), que se realiza em Ponte de Sor. Trata-se de um evento organizado pela Agência Espacial Portuguesa e decorre aquando da Portugal Air Summit, a maior cimeira aeronáutica da Península Ibérica.
O segundo artigo tem o título de “Development of a Low-Cost Ground Segment Capable of Receiving Data from Nanosatellites: a Partnership between Brazil and Portugal” e é uma iniciativa luso-brasileira criada por alunos da UBI, em parceria com alunos da Universidade Federal de São João del-Rey. Tem como objetivo receber dados de nanosatélites do tipo Cubesat e PocketQube, desenvolvendo dois segmentos terrestres (Ground Station e Mission Operation Center), capazes de trabalhar em conjunto para receber dados de telemetria e descodificar informações.