2 alunos da UBI apresentam artigos científicos em congresso internacional

Dois estudantes da Universidade da Beira da Interior (UBI) fazem parte dos selecionados para apresentar artigos científicos no Space Symposium on Educational Activities, onde “vão dar a conhecer o trabalho inovador que a UBI está a fazer no sector espacial”, revela a instituição, em nota de imprensa.

Júlio Santos e Jeremy Silva, de Engenharia Aeronáutica, são os alunos que vão marcar presença no congresso internacional agendado para Barcelona, entre os dias 27 e 29 de abril, dando a conhecer estudos realizados na Universidade, que contaram com o contributo de outros estudantes da academia.


Um dos artigos aprovados tem o título “How to Manage a Rocketry Student Project while Mitigating COVID-19” e aborda o projeto Fénix, que conta com cerca de 30 alunos da UBI e 13 da Universidade de Coimbra. Júlio Santos e Jeremy Silva são, respetivamente, líder de equipa e gestor de projeto da iniciativa que irá participar numa competição com grande visibilidade em outubro deste ano: o European Rocketry Challenge (EuRoC), que se realiza em Ponte de Sor. Trata-se de um evento organizado pela Agência Espacial Portuguesa e decorre aquando da Portugal Air Summit, a maior cimeira aeronáutica da Península Ibérica.

O segundo artigo tem o título de “Development of a Low-Cost Ground Segment Capable of Receiving Data from Nanosatellites: a Partnership between Brazil and Portugal” e é uma iniciativa luso-brasileira criada por alunos da UBI, em parceria com alunos da Universidade Federal de São João del-Rey. Tem como objetivo receber dados de nanosatélites do tipo Cubesat e PocketQube, desenvolvendo dois segmentos terrestres (Ground Station e Mission Operation Center), capazes de trabalhar em conjunto para receber dados de telemetria e descodificar informações.