UBI e CIDESD desenvolvem estudo sobre Hóquei em Patins com a colaboração do Sporting

António Ferraz acompanhou nas últimas duas semanas a equipa principal sénior masculina do Sporting Clube de Portugal, no âmbito de um projeto de doutoramento em curso na Universidade da Beira Interior (UBI) e CIDESD – Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano sobre a caracterização do esforço e programação de treino no Hóquei em Patins.

Enquadrado na sua linha de Investigação, António Ferraz monitorizou todas as unidades de treino e jogos, reportando à equipa técnica a resposta individual e coletiva dos atletas.


Em termos de investigação, este trabalho procurará “um maior entendimento sobre o efeito da manipulação dos exercícios de treino nas ações e exigências físicas, bem como dos impactos tidos nos jogadores em termos fisiológicos”, explica a UBI.

Esta colaboração entre o CIDESD e o Departamento de Performance das modalidades do Sporting Clube de Portugal demonstra a importância do recurso a novos métodos de controlo e avaliação do treino para a melhoria da performance de atletas de elite de Hóquei em Patins.

Todo o trabalho realizado ao longo deste período foi feito com a supervisão dos orientadores científicos, os professores Bruno Travassos, João Valente-dos-Santos e Pedro Duarte-Mendes.

Ao longo do desenvolvimento do seu projeto científico, António Ferraz já acompanhou as equipas da Seleção Nacional de Portugal, Barcelona e Sporting Clube de Portugal, tendo como principal objetivo identificar quais os parâmetros que melhor discriminam as dinâmicas de treino e as melhorias da performance dos atletas de elite de hóquei em patins, de forma a responder eficazmente às exigências desta modalidade.