Boidobra celebrou 29 anos de vila com jantar comunitário que juntou 500 pessoas

500 pessoas participaram no jantar comunitário organizado pela Junta de Freguesia da Boidobra para celebrar os 29 anos de elevação a vila. Números que foram adiantados por Marco Gabriel, presidente da Junta de freguesia, à Rádio Clube da Covilhã.

“Um convívio que já fazia falta”, reconhece o autarca, uma vez que desde 2019 a pandemia impedia que se realizasse. “É importante que as pessoas se associem, e neste caso concreto, é importante comemorar desta forma peculiar e única, juntando 500 pessoas a jantar ao mesmo tempo e a cantar os parabéns à Boidobra” disse. “Juntar o povo desta maneira é único na região”, reforça Marco Gabriel.


O prato servido, “Grão à Boidobra”, é também o “ressuscitar de tradições da freguesia”. Marco Gabriel explica que em 2015 a Junta de Freguesia resolveu alterar as Festas da Vila e criar o jantar comunitário. Na pesquisa que fez, encontrou referencias à participação deste prato num concurso gastronómico da RTP. De então para cá é tradição, e de ano para ano, já se diz “vamos ao grão”, quando se referem a esta festa.

Para além do convívio, o presidente da Junta de Freguesia vinca que a celebração coloca a freguesia naquele que é “o seu papel no concelho”. Uma freguesia que tem o melhor dos dois mundos, “está próxima do centro da cidade, servida por transportes públicos e mobilidade, mas suficientemente longe para se estar na natureza”. “Somos a quinta maior freguesia, a caminhar para a quarta”, realça o autarca, frisando que convívios destes reforçam “o sentimento de pertença à vila”.

Uma festa que serve também para reivindicar, junto da Câmara Municipal da Covilhã, as obras necessárias ao futuro da freguesia, avança o presidente da junta, elencando obras como a requalificação da Praceta da Rua Conde José Calheiros, do cruzamento da estrada 507 com o eixo TCT, a área de lazer da Ponte de Alvares, remodelação do edifício da junta, que já tem projeto mas necessita de apoio camarário para se realizar e a reabilitação do parque Duppigheim, outro dos ex-libris da freguesia, disse o presidente

Para além do jantar, o convívio que se realizou ontem à noite, contou ainda com a atuação do grupo Danças em Movimento e da banda Rosa Negra.