Câmara da Covilhã homenageia escritor José Marmelo e Silva na Vila do Paul

A Câmara da Covilhã em parceria com a Junta de Freguesia e Casa da Cultura do Paul promove, no próximo dia 8 de maio (domingo), a cerimónia de homenagem ao escritor José Marmelo e Silva.

A cerimónia que assinala o 111º aniversário do nascimento do escritor, e o 10º aniversário da Casa da Cultura José Marmelo e Silva, terá início pelas 15 horas, na vila do Paul, com o descerramento do retrato escultórico do escritor, da autoria do escultor Artur Moreira, seguido de “diálogos” em torno da sua biobibliografia, pela professora Isa Vitória Severino, doutorada na área de literatura.


A iniciativa será acompanhada por momentos musicais proporcionados pelo Grupo de Danças e Cantares do Paul e pela EPABI-Escola Profissional de Artes da Covilhã.

José Antunes Marmelo e Silva nasceu a 7 de maio de 1911 no Paul. Licenciou-se em Filologia Clássica na Faculdade de Letras de Lisboa.

Em 1947 fixa residência em Espinho, onde permanece como docente até à data da sua morte.

Colaborou no semanário lisboeta O Diabo, com o pseudónimo Eduardo Moreno, na revista Presença, de Coimbra e na década de 60 no Diário de Notícias e na revista Seara Nova.

Entre as suas inúmeras publicações destacam-se “O Homem que Abjurou a Sociedade – Crónicas de Amor e do Tempo” (1932); “Sedução” (1937); “Depoimento” (1939); “O Sonho e a Aventura” (1943); “Adolescente” (1948); “Adolescente Agrilhoado” (1958); “O Ser e o Ter” (1968); “Anquilose” (1968); “Desnudez Uivante” (1983) entre outros.

Foi agraciado, em 1987, com a medalha de ouro da cidade de Espinho e condecorado com o grau de Comendador da Ordem de Mérito pelo Presidente da República em 1988. Faleceu a 11 de novembro de 1991.