Covilhã celebrou dia Internacional dos Museus

A Covilhã celebrou o dia internacional dos museus com diversas ações que decorreram no ultimo dia 18, dia em que se assinalou a efeméride.

Além de diversas visitas guiadas, o Museu da Covilhã recebeu uma tertúlia sobre arte e cultura, com a participação de António dos Santos Pereira, Comissário Científico do Projeto Museográfico deste espaço cultural.


Durante esta discussão informal, intitulada MC2 – Movimentos Culturais Coletivos, além do seu ponto de vista acerca do facto de que “tudo num museu se deve encontrar voltado para o futuro”, António dos Santos Pereira revelou a missão nuclear intuída no Museu da Covilhã e que se prende com o objetivo de o tornar “um Centro Vivo de Cultura com uma presença proativa junto de todos, particularmente dos mais jovens, mas devendo tornar-se recetor de espólios qualificados, que, não cabendo nas atuais instalações, devem apontar aos seus responsáveis um futuro projeto polinuclear que inclua áreas oficinais de património material e imaterial, de exposição e de animação cultural”, cita a nota de imprensa do município.

O Museu de Arte Sacra, em parceria com a Associação Cultural Desertuna, assinalou o Dia Internacional dos Museus com visitas guiadas e interpretativas pela cidade, no âmbito do programa cultural “Brasil na Covilhã”. A iniciativa pretendeu promover e divulgar a história, a cultura e o património local junto da comunidade brasileira que nestes dias visita a cidade.

Também a galeria António Lopes, que tem patente ao público a Bienal de Cerâmica Artística do Museu de Aveiro, até dia 26 de junho, recebeu diversas visitas à galeria e à exposição permanente.

O Museu do Queijo, localizado em Peraboa, celebrou este Dia com a entrada de um novo queijo na loja do Museu: Queijo Pão, um queijo artesanal de excelência, de elevada qualidade e com matérias primas da nossa terra.