Sporting da Covilhã está de luto. Faleceu João Lanzinha

Faleceu hoje, aos aos 88 anos, uma das maiores figuras do Sporting da Covilhã. João Lanzinha foi jogador, treinador e dirigente. Vestiu a camisola verde e branca dos leões da serra entre 1951 e 1965, apenas com um interregno de uma temporada, na década de 50.

Segundo o site “historiascc” esse interregno ficou a dever-se ao serviço militar que cumpriu no Algarve e representou o Farense.


Realizou 233 jogos oficiais pelo clube serrano, repartidos por 106 jogos e um golo na 1ª Divisão Nacional, 86 jogos e três golos na 2ª Divisão Nacional, 20 jogos na Taça de Portugal e 21 jogos na Taça Ribeiro dos Reis.

“Era um futebolista exemplar, muitas vezes envergou orgulhosamente a braçadeira de capitão de equipa, fez parte do plantel que chegou à final da Taça de Portugal e na temporada seguinte foi campeão nacional da 2ª divisão”, descreve a publicação, vincando que para além de atleta, também foi técnico e dirigente.

Em comunicado publicado na sua página oficial os Órgão Sociais “lamentam profundamente o falecimento do seu antigo atleta. “Foi um futebolista exemplar, tendo sido agraciado por diversas entidades, nomeadamente Sporting Clube da Covilhã, Federação Portuguesa de Futebol e Associação de Futebol de Castelo Branco. Durante o período em que envergou a camisola do seu Clube do coração, João Lanzinha foi seu capitão, tendo merecido de todos os colegas o maior respeito e consideração. À família enlutada, os Órgãos Sociais do Sporting Clube da Covilhã apresentam as mais sentidas condolências”, lê-se ainda no comunicado.

O velório realiza-se amanhã, sábado, na Casa Mortuária / Santíssima Trindade. A chegada do corpo está prevista para as 17:00H. O funeral realiza-se domingo, dia 22, pelas 09:45